Semana de Oração pelas Vocações

teresa310 a 17 abril 2016

A IGREJA
Mãe de vocações

Quem são as TERESIANAS? 

Ser "outras Teresas de Jesus", descobrindo-se habitadas e relacionando-se com a sua verdade profunda - a imagem de Deus gravada no seu centro. A repercussão desse trato de amizade gera acções de transformação: em si e no seu meio-ambiente, contribuindo para a renovação da sociedade.

Ler Mais ...Semana de Oração pelas Vocações

Quartos de Hora

horaIgnacio Larrañaga

I. EXERCÍCIOS PRÉVIOS

Muita gente não avança na oração por des­cuidar a preparação prévia.

Há vezes em que, ao querer rezar, te sentirás sereno. Neste caso não necessitas de nenhum exercício prévio. Sem mais, concentra-te, invoca o Espírito Santo, e reza.

Outras vezes no início da oração, sentir-te-ás tão agitado e dispersivo que, se não acalmares pre­viamente os nervos, não conseguirás nenhum fruto.

Pode ainda acontecer outra coisa: depois de muitos minutos de saborosa oração, percebes de repente que o teu interior se está povoando de ten­sões e de preocupações. Se, neste momento não recorreres a algum exercício de descontracção, (ou relaxação) não só perderás o tempo mas também resultará num momento desagradável e contraproducente.

Leia mais:Quartos de Hora

Artigos em PDF

  • Algumas Pautas da Espiritualidade de Jesus pdf

Orando passo a passo

orarOrar é tratar de amizade

Orar é TRATAR DE AMIZADE estando muitas vezes a sós

con Quem sabemos que nos ama" Sta. Teresa

Quero empreender este CAMINHO de RELAÇÃO PESSOAL que é a ORAÇÃO, decidido/a a não o abandonar jamais, com "determinada determinação". Quero "TRATAR DE AMIZADE" com Quem sei que me ama: tratar com Ele e deixar-me tratar por Ele.

Leia mais:Orando passo a passo

Imagens de ser humano

imagensIMAGENS DE SER HUMANO SUBJACENTES AO SER HUMANO

Raúl Rosales

Se explicitamos as imagens de ser humano subjacentes à nossa visão do mundo, à diversidade dos nossos projectos e práticas, podemos tomar consciência do que queremos e podemos ser, podemos desenvolver a capacidade de submeter à crítica essas imagens e possivelmente aperfeiçoá-las...

Vemos, por exemplo:

Leia mais:Imagens de ser humano

O ícone da Trindade de André Rublev

icone(Alzira Fernandes)

Da janela do ícone...

O ícone da Trindade de André Rublev (I)

Nas origens

O longo caminho percorrido pela arte bizantina atinge o seu auge na representação do ícone da Trindade de André Rublev, pois através de meios humanos (traços, luz, cores) traduz-se uma realidade que escapa, pela sua natureza transcendental, a toda a linguagem humana. Parece uma empresa impossível representar o mistério da Trindade, a vida íntima das três personagens divinas através da pintura figurativa. Por isso, poderíamos dizer que a obra de Rublev se aproxima de uma visão mística. Será importante perguntarmo-nos qual era o pensamento daqueles que inspiraram o pintor, melhor dizendo, o escritor e o que na realidade queria ele exprimir na sua obra.

Leia mais:O ícone da Trindade de André Rublev

Em Busca De Novos Nomes De Deus

nomesdedeusI. Crítica das imagens masculinas de Deus

1. SE DEUS É MASCULINO, O MASCULINO É DEUS."

Mary Daly,1971. Después de la muerte de Dios Padre.

"A tradição judeo-cristã serviu para legitimar a sexualmente desequilibrada sociedade patriarcal. Assim, por exemplo, a imagem de Deus Pai... ajudou a este tipo de sociedade, permitindo que os seus mecanismos de opressão para as mulheres pareçam correctos e adequados.

Se Deus no seu céu é um pai que dirige o seu povo, então está na "natureza" das coisas e de acordo com o plano divino e a ordem de que a sociedade seja dominada pelo sexo masculino. ...

Leia mais:Em Busca De Novos Nomes De Deus