Orando passo a passo

orarOrar é tratar de amizade

Orar é TRATAR DE AMIZADE estando muitas vezes a sós

con Quem sabemos que nos ama" Sta. Teresa

Quero empreender este CAMINHO de RELAÇÃO PESSOAL que é a ORAÇÃO, decidido/a a não o abandonar jamais, com "determinada determinação". Quero "TRATAR DE AMIZADE" com Quem sei que me ama: tratar com Ele e deixar-me tratar por Ele.

1. Reservo um momento e um lugar para ESTAR A SÓS comigo e Contigo, Senhor meu. Um bocadinho de tempo que decidi, não to emprestar, mas oferecer-to, desocupado de outras coisas. Um tempo que já não é meu mas Teu. Podes reclamar quando não to quiser dar.

2. Já que estou sozinho/a, BUSCO A TUA COMPANHIA. Importante neste momentosomos Tu e eu. Tomo consciência de que entro na Tua Presença, em RELAÇÃO DE AMOR CONTIGO. Fecho os olhos e faço um acto de fé na Tua Presença:

- "Creio que ESTÁS em todo o lugar...

- que ESTÁS AQUI...

- DENTRO de MIM...

- no meio do MEU CORAÇÃO...

- vendo os meus mais ocultos pensamentos, sentimentos... sem poder esconder-me do teu divino olhar...

- ENSINA-ME A ORAR!"

3. Tomo consciencia de QUEM és TU. És, nesta relação, o principal Amigo: és Deus! A quem adoro com a mais profunda humildade e reverência.

- És a ÁGUA VIVA da que todo o ser humano tem sede...

- És O SENHOR que me chama: "Venham a Mim todos... e eu lhes darei de beber", que faz o que diz.

- És JESUS, Deus verdadeiro e Homem verdadeiro. Muito BOM AMIGO, porque te vemos HUMANO, a sofrer as nossas debilidades e dificuldades... és COMPANHEIRO, nada do humano te é alheio.

- És o MESTRE, o Meu Mestre que me ensinas de modo pessoal...

- És...

4. Diante de Ti, vejo claro quem sou EU e entro em relação Contigo, que me amas COMO SOU e COMO ESTOU. Sem máscaras, sem presunção, sem defesas, sem complexos... em humildade, em verdade... desde o abismo da minha pequenez... Na Tua Presença, posso CONHECER-ME e AMAR-ME.

5. Não fico centrado/a em mim, nos meus pensamentos, sentimentos, imagens, projectos... Busco ESTAR CONTIGO, CONHECER-TE E AMAR-TE.

- CONTEMPLO-TE. Não necessito de fazer grandes reflexões. Basta olhar-te dentro de mim. Vou encontrar-te como te necessito neste momento: como mãe, ou pai, irmão, ou amigo... Se estou alegre, vejo-te ressuscitado; se triste, vejo-te a sofrer o abandono, a traição, o cansanço, a morte...

Pode ajudar-me alguma imagem tua...

DEIXO-ME OLHAAR POR TI...

- FALO contigo. Não orações compostas, mas palavras espontâneas saídas do meu coração. Como falo com outras pessoas por que me faltarão palavras para falar contigo?

- ESCUTO-TE. Sei que, mesmo sem te ouvir, falas ao coração de muitos modos.

Guardo a TUA PALAVRA no meu interior. Ajudam-me mais as palavras do teu Evangelho do que qualquer livro por interessante ou belo que seja. Jesus, Caminho, Verdade e Vida: fala-me Tu!

6. AMAMO-NOS EM SILÊNCIO. Então posso sentir o que me inspiraste neste tempo: pensamentos, verdades, sentimentos, decisões a tomar, acções a realizar, atitudes que mudar... O Teu AMOR transforma-me, desperta-me a amar. Tomo nota do que suscitas em mim, dos teus "presentes"... Pode ajudar-me escrever brevemente.

7. Despeço-me, AGRADECENDO este tempo de intimidade entre ambos. Peço-te que, no meu ambiente, eu deixe transparecer a NOSSA AMIZADE: "Diz-me com Quem andas e te direi quem és". JUNTOS ANDEMOS, SENHOR. Que pelo meu modo de viver possa FAZER-TE CONHECER E AMAR por todos para que gozem desta AMIZADE que eu gozo.

Encomendo-me a Maria que disse: "faça-se em mim segundo a Tua Palavra" e nos ensinou: "Fazei o que Ele vos disser."

Voltarei amanhã. Necessito de "fazer costume amoroso" este "trato de amizade" diário que é a oração, para

- CONHECER-ME E AMAR-ME

- CONHECER-TE E AMAR-TE

- E FAZER-TE CONHECER E AMAR.

Posso desejar algo maior que a TUA AMIZADE?