Notas Sobre a Aceitação

aceitacaoUma das necessidades mais profundas do coração humano é a de ser valorizado, apreciado, amado. Há muitos tipos de amor: amor romântico, amor matrimonial, paixão, etc., mas o mais importante é o amor de aceitação.

 - A experiência fundamental que todos anelamos realizar é a de ser aceites pelo que somos. Se só me aceitam pelo trabalho que realizo não basta, já que outros também o podem fazer tão bem ou melhor.

Se me amam pelo que sou, chego a ser pessoa única, insubstituível.

Quando não sou aceite, algo se quebra no interior.

 - Ser aceite significa que a gente com quem vivo me considera alguém valios@, está contente por eu ser como sou e convida-me a ser eu mesma.

Não tenho que ser o que não sou, não necessito de viver de aparências; ao contrário, dão-me espaço para expandir o meu ser original.

 - Aceitar uma pessoa não significa negar os seus defeitos ou justificá-los ou dissimulá-los. Certamente nem tudo o que outrem faz é bom. Só quando aceito uma pessoa como é, posso enfrentar os seus defeitos e ter uma palavra válida. (A nossa estratégia mais frequente é pedir que mude para a aceitar).

"Um amigo é alguém que sabe tudo acerca de ti e, não obstante, aceita-te".

Santo Agostinho

O sonho que todos temos é que alguém nos entenda, nos escute, nos console e nos anime. A nossa fé afirma que Deus é a realização deste sonho; Ele aceita-me tal qual sou e não como deveria ser, já que nunca serei como deveria.

Angélica Soto