SANTA TERESA DE CALCUTÁ

01O privilégio e a responsabilidade de a ter conhecido, de ter convivido com ela, rezado com ela e aprendido muito com ela.

A canonização da Madre Teresa de Calcutá, como todos a chamávamos, no passado domingo, dia 4 de Setembro, encheu-nos a todos de muita alegria. A mim, particularmente, deu-me uma grande satisfação interior, porque era alguém que eu conheci de perto, com quem falei várias vezes, ao lado de quem rezei e de quem recebi uma grande advertência, que me doeu na altura, mas que mudou muito a minha forma de pensar e de atuar junto dos mais desfavorecidos e dos mais fragilizados.

Em muitas canonizações, os santos são-nos distantes, sabemos muito pouco deles e o que conhecemos é por aquilo que lemos nos meios de comunicação. Mas a Madre Teresa foi para mim, muitas vezes, companheira de caminho, e é por isso que sinto o dever de partilhar o muito que aprendi dela ao longo da minha vida, não por aquilo que li sobre ela mas por aquilo que presenciei estando a seu lado.

Ler Mais ...SANTA TERESA DE CALCUTÁ

Província Maria Imaculada

00

INÍCIO DAS CELEBRAÇÕES DOS 120 DA PRESENÇA TERESIANA EM SANTO TIRSO

Memória histórica

O Colégio de Santa Teresa de Jesus de Jesus completa 120 anos. Foi o terceiro colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus aberto, em Portugal, um ano após a morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó que, pessoalmente, três anos antes, fizera os primeiros contactos e considerara o solo português um amplo campo de evangelização.

Ler Mais ...Província Maria Imaculada

Henrique de Ossó, um rosto de Misericórdia

01Estamos no ano da Misericórdia e é normal que ao refletirmos sobre a importância deste ano pensemos nos nossos fundadores. Como teresiana, dou comigo, muitas vezes a pensar em Santo Henrique como um rosto de Misericórdia.

Aliás não podia ser de outra maneira. Todos os santos, se o são, são porque concretizaram nas suas vidas as obras de misericórdias. Segundo cada carisma, uma ou outra obra de misericórdia estará mais evidente na vida e ações dos fundadores, mas como estão todas interligadas, qualquer fundador é um rosto da misericórdia de Deus.

1-Mas o que é a Misericórdia?

Segundo o papa Francisco, que declarou o Ano jubilar da Misericórdia, "A misericórdia de Deus não é uma ideia abstrata mas uma realidade concreta, pela qual Jesus revela o seu Amor como o de um Pai e de uma Mãe que se comovem pelo próprio filho até o mais íntimo ...A Pessoa de Jesus não é senão Amor, um Amor que se dá gratuitamente. O seu relacionamento com as pessoas, que se abeiram d'Ele, manifesta algo de único e irrepetível...Tudo n'Ele fala de Misericórdia. Nele, nada há que seja desprovido de compaixão e de Amor".

Ler Mais ...Henrique de Ossó, um rosto de Misericórdia

Testemunho - Ir.Manuela

Vem e segue-Me"; "És preciosa aos meus olhos"; "Não temas"; "Seduziste-me e eu deixei-me seduzir"; "Porque eu ?"; manuela01"Que queres de mim?". São algumas expressões, lutas, certezas, dúvidas que orientaram a minha caminhada vocacional. Falar em descoberta vocacional é um processo que ainda hoje, para mim, tem sentido e não é algo estático e reduzido a um espaço e a um tempo.

"Que queres de mim Senhor?" é uma questão que ainda hoje coloco, por isso partilhar a minha vocação Teresiana é uma atualização desta questão.

Viver em dinâmica vocacional é ir descobrindo o amor apaixonado de Deus na minha vida que se concretiza na oração, nesse encontro pessoal e transformante, e na missão que vou desenvolvendo essencialmente no mundo juvenil. É uma entrega que se realiza na simplicidade da vida em gestos, em palavras e em pessoas concretas.

Leia mais:Testemunho - Ir.Manuela

A Família Teresiana de Henrique de Ossó em Festa

01Querida Família Teresiana:

Irmãs da Companhia Santa Teresa de Jesus, membros do MTA, Associados/as Teresianos/as, educadores/as, alunos/as e ex-alunos/as, irmãos de Companhia, amigos/as... e todos os que partilhamos o sonho de Henrique de Osso. Chegámos ao grande dia por todos esperado, o dia 28 de Março de 2015. Estamos em Festa!

Ao celebrarmos os 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus, sentimo-nos marcados e marcadas pelo seu testemunho de santidade. Teresa é para cada um/a de nós uma mãe e uma Mestra de Vida Interior.

Hoje, sentimo-nos peregrinos a percorrer o mesmo caminho que percorreu Santo Henrique de Ossó aquando do terceiro Centenário da morte de Teresa. A primeira das peregrinações ao berço e ao sepulcro da Santa, promovida por Henrique, converte-se em inspiração para os nossos dias. Nós, Família Teresiana, queremos que Teresa seja conhecida por muitos e que a sua mensagem chegue a todos os corações que querem percorrer os caminhos de Vida interior.

Nos escritos de Henrique de Ossó, percecionamos o entusiasmo com que organizou aquela peregrinação aos locais da Santa "Roubadora de Corações" como tantas vezes lhe chamava. No dia 25 de Agosto de 1877, depois de uma longa peregrinação, milhares de peregrinos, de comboio (Tortosa- Ávila/Alba de Tormes), ao chegar a Alba de Tormes, Henrique escreve:

Ler Mais... A Família Teresiana de Henrique de Ossó em Festa

DE: COMISSÃO GERAL V CENTENÁRIO

PARA: IRMÃS. PROVINCIAIS E COMISSÕES PROVINCIAIS DO V CENTENÁRIO

Segunda-feira, 16 de Março de 2015

Queridas Irmãs e Animadores do V Centenário:

Novamente nos pomos em contacto para convidá-las de maneira especial para o projecto do QUARTO DE HORA UNIVERSAL para o 28 de Março de 2015, como a melhor forma de celebrar como FAMÍLIA TERESIANA DE HENRIQUE DE OSSÓ o 500.º aniversário de Santa Teresa.

A proposta nasce do convencimento do próprio Henrique de Ossó:

"A oração, segundo a mesma santa Teresa de Jesus, é a melhor preparação para a sua festa. É tema obrigatório do Solitário recomendar a oração por ser do agrado da sua excelsa Mãe, que nada desejava tanto como o poder subir ao cume de um monte elevado e gritar desde ali: Orai, orai, orai!"

Ainda, como recordamos, a vivência do QUARTO DE HORA DE ORAÇÃO foi um dos pilares do projecto da celebração do V Centenário como Família Teresiana de Henrique de Ossó e esperamos que seja fruto também o qual se fortaleça na nossa vida.

A proposta deste QUARTO DE HORA UNIVERSAL, unir-nos-á a toda la Família Teresiana à mesma hora para agradecer a vida de Teresa e as marcas que deixou ao longo destes cinco centenários.

Publicaremos nos espaços da página web, no blogue Dame15 e EnTer15 de Facebook o horário para cada país, as sugestões de preparação e os apoios para a oração.

Esperamos que as comunidades de irmãs, as comunidades educativas dos colégios, obras e presenças, ex- alunos e ex- alunas, os grupos de oração, de MTA, amigos, benfeitores e todos aqueles corações a quem Teresa de Jesus une, vivamos a FORÇA DO SONHO de Henrique de Ossó como uma única família.

Um abraço de parte de quem formamos a Comissão Geral.

Mariana, Mafe, Cláudia, Cecília, Teresa, Anastasie, Amélia.

comisióO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fundação da Companhia de Santa Teresa de Jesus

23 de junho de 1876, festa do Coração de Jesus

Hoje completa 138 anos.


Vem a nós
Com tua vida e tua palavra,
Profeta do amor!
Mostra-nos o caminho,
Sacerdote e Mestre de oração.

01

Aprender dos sonhos e obras de Henrique

"O mundo está nas mãos daqueles que têm a corage01m de sonhar...
e de correr riscos para viver e concretizar seus sonhos"

Aprender dos sonhos e obras de Henrique

Quero aprender de ti, Henrique, a viver enamorada.

Viver em Deus, saber que Ele está comigo e caminhar...
Caminhar, quer seja noite, ou dia, haja chuva ou calor,
porque enamorada de Deus, como tu Henrique.
Confiarei sempre, não duvidarei da presença do Senhor na minha vida
e caminharei na Fé, pois sei que ela não dissipa todas as minhas trevas
mas guia os meus passos na noite
e isto basta para o caminho...

Leia mais:Aprender dos sonhos e obras de Henrique