Província Maria Imaculada

00

INÍCIO DAS CELEBRAÇÕES DOS 120 DA PRESENÇA TERESIANA EM SANTO TIRSO

Memória histórica

O Colégio de Santa Teresa de Jesus de Jesus completa 120 anos. Foi o terceiro colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus aberto, em Portugal, um ano após a morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó que, pessoalmente, três anos antes, fizera os primeiros contactos e considerara o solo português um amplo campo de evangelização.

01

Em 29 de Dezembro de 1896, as Irmãs Teresianas vieram de Fraga, distrito de Viseu, para Santa Cristina do Couto, a pedido do pároco da freguesia, José Vicente Correia de Abreu que, a expensas suas mandou construir o edifício para o novo Colégio. As Irmãs foram recebidas na residência paroquial enquanto colmatavam os últimos requisitos, fazendo-se a inauguração no dia 10 de janeiro de 1897 com o nome de Colégio de Nossa Senhora do Carmo. Esta foi feita com grande solenidade: armadores de Santo Tirso adornaram a entrada com arcos e flores. Muita gente de Santo Tirso assistiu a este ato solene embelezado com brilhantes discursos, cantos, vivas a Nossa Senhora e à Companhia de Santa Teresa de Jesus. Muito honrou este ato a presença do Delegado e Vice-Presidente da Câmara de Santo Tirso bem como outras autoridades civis e religiosas.

O Colégio começou a funcionar com alunas internas, externas, pré-escolar e uma Escola Dominical gratuita para senhoras e empregadas domésticas que não podiam frequentar o Colégio em dias de semana.

Em 5 de outubro de 1910, com a implantação da República, foi proibido, pelo Governo, o ensino religiosos em Portugal e expulsos os Religiosos. O Colégio ficou selado no poder do Estado até 1920 e as Irmãs fora para o Brasil onde abriram dois colégios.

02Em 1936, duas antigas alunas do Colégio de Nossa senhora do Carmo, da família Campos Miranda, D. Conceição e D. Maria José, pediram a reabertura do Colégio, cedendo para o efeito parte da sua habitação, no palacete da Rua Sousa Trêpa nº 91. O Colégio, agora com o nome de Santa Teresa de Jesus, foi inaugurado em 7 de outubro de 1936.

03Em 15 de dezembro de 1942 o Ministério da Educação concedeu ao Colégio o Alvará. Em 26 de março de 1956 o Colégio ocupou um novo edifício na Rua Comendador António Maria Lopes, atual residência da Comunidade Religiosa Teresiana. Iniciaram-se, aí, as atividades letivas com caráter provisório, projetando a construção de um pavilhão mais amplo, no t04erreno anexo, que foi inaugurado a 10 de julho de 1963 com a presença do Ministro da educação, Dr. Galvão Teles, o bispo da Diocese, autoridades locais, antigos alunos, amigos...

Desde 1988 o Colégio funciona com autonomia pedagógica.

 

 

jornalcstj120 Page 1

jornalcstj120 Page 2

fotos Page 1

fotos Page 2

fotos Page 3

fotos Page 4

fotos Page 5

fotos Page 6

fotos Page 7

fotos Page 8

fotos Page 9