Neste mês de janeiro recordamos Santo Henrique de Ossó (2018)

ossFundador das Irmãs Teresianas!
Que ele nos ajude a viver sempre o «Tudo por Jesus»!

Henrique de Ossó, sacerdote, fundador da Irmãs Teresianas, é um dos homens de Deus, que, no século XIX, contribuíram para manter viva a fé cristã, com fidelidade inquebrantável à Igreja.

Ordenado sacerdote em Tortosa, em 21 de setembro de 1867, celebrou a primeira missa, em Montserrat, na festividade de Nossa Senhora do Rosário.

Desde criança teve uma devoção entusiasta por Santa Teresa de Ávila. A vida e a doutrina de Teresa de Jesus, assimilada com a leitura constante das sua obras, inspirou a sua vida espiritual e o seu apostolado, mantidos pela força do seu amor ardente a Jesus e a Maria.

A sua grande obra foi a Fundação da Companhia de Santa Teresa de Jesus – Irmãs Teresianas - que se estendeu, ainda em vida do Fundador pela Espanha, Portugal, México e Uruguay.

Santo Henrique quis que as irmãs teresianas, cheias do espírito de Teresa de Jesus, se comprometessem a "estender o reino de Cristo por todo o mundo", "formando Cristo na inteligência das crianças e jovens por meio da instrução e no coração por meio da educação".

Morreu no dia 27 de janeiro de 1896 em Gilet (Valência) / Espanha, no convento dos Padres Franciscanos, onde se tinha retirado durante para orar na solidão... As últimas páginas que escreveu antes da sua morte tratavam da ação da graça do Espírito Santo na vida dos cristãos dóceis ao seu amor.