Animadoras de um Centenário

tdjcentenario

À Família Teresiana de Henrique de Ossó

pdf

Recebam uma cordial saudação da parte de todas as que participaram do CIT: "Animadoras de um Centenário", celebrado em Tortosa e Ávila entre 24 de janeiro a 24 de fevereiro de 2013.

Com esta comunicação pretendemos fazer partícipe toda a Família Teresiana da experiência de discernimento e busca conjunta que fizemos para animar, impulsionar e acompanhar com outros e outras a vivência do V Centenário do nascimento de Teresa de Jesus.

Aproximamo-nos de Henrique de Ossó com um olhar contemplativo e fomos descobrindo nele algo do que o impulsionou no seu tempo para animar o terceiro centenário da morte de Teresa de Jesus.

Deixamos que a sua experiência nos inspirasse, animasse e iluminasse e tentamos procurar formas significativas de promover no nosso tempo, o conhecimento de Teresa, como mestra de vida.

Abrimo-nos ao Espírito para aprofundar na pessoa e na mensagem evangélica de Teresa e assim poder comunicar, através de diversos meios, aquilo que responda às buscas e desafios humanos em cada realidade.

Experimentamos a riqueza da diversidade do carisma encarnado em cada uma das realidades (México, Nicarágua, Cuba, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Brasil, Equador, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Chile, Espanha, Itália, Portugal, Costa de Marfim, Angola) e partilhado em família (leigas e irmãs) desde diversos contextos (escola, MTA, inserção, espiritualidade...)

Esta experiência devolveu-nos um sentido de universalidade e de unidade, ao mesmo tempo que nos exigiu uma atitude de escuta para compreender e acolher a mensagem teresiana nos diversos contextos e situações.

Ao longo de todo o CIT fomos sentindo o chamamento para animar o V Centenário com as mesmas atitudes que animaram Henrique de Ossó, no seu tempo, ao celebrar o III centenário da morte de Teresa: atendendo ao interior como fundamento e base de qualquer actividade exterior. Estamos profundamente convencidas de que celebrar o V Centenário não será uma simples festa ou acontecimento pontual, mas uma oportunidade para nos reinventarmos como família teresiana desde o nosso ser de comunidades que aprendem de Teresa de Jesus:

UMA MULHER, UMA EXPERIÊNCIA, ORAÇÃO e compromisso. A mensagem de Teresa é um kairós, que se nos oferece como uma oportunidade. O ano de 2015 não se improvisa, mas é um culminar de todo um MOVIMENTO e PROCESSO, que começa agora, em cada lugar, em cada pessoa e em cada contexto.

UM DESAFIO vivido em Família. Relemos o dom e carisma recebidos em mesa partilhada. A palavra encontro tem um sentido mais profundo, desde aqui, porque rompe fronteiras, encurta distâncias, une corações e é gérmen de transformação das realidades.

UM SONHO. Henrique de Ossó viu Teresa como o ponto de união de muitos corações. O seu sonho ampliou-se e gerou uma esperança única nestes momentos de crise mundial.

ESTAMOS CONVIDAD@S A TOMAR PARTE. Vale a pena! Desde as circunstâncias em que vivemos, animamo-nos e animamos outros. Ninguém deve ficar de fora, todos e todas formamos parte deste MOVIMENTO teresiano que é também uma experiência espiritual partilhada, à qual nos vamos unindo e que se vai contagiando.

UM COMPROMISSO. Colocar todas as nossas forças e energias formando REDES para viver este acontecimento. Ser amigos fortes de Deus é um gérmen de nova humanidade, sinal de que algo novo está a nascer e já se nota.

CELEBRA, CANTA, ORA, CONTAGIA. O carisma teresiano de Henrique de Ossó, infunde-nos entusiasmo. O entusiasmo é uma centelhazinha de Deus que podemos irradiar e contagiar como família.

Vamos percorrer junt@s um caminho que chega a 2015 e vai mais além. Implicará dinamização e organização da nossa parte para ir descobrindo a força transformadora de Teresa de Jesus para a sociedade de hoje; celebração em mesa partilhada da herança recebida e discernimento dos gérmenes de vida que se suscitem em cada realidade para continuar a desabrochar a força transformadora de nosso carisma para o mundo.

Etapas:

  • Primeira etapa: DESPERTAR (28 março 2013-15 outubro 2013)
  • Segunda etapa: DESCOBRIR E PARTILHAR (15 outubro 2013-28 março 2015)
  • Terceira etapa: CELEBRAR E CONVIDAR (28 março 2015-15 outubro 2015)
  • Quarta etapa: AVANÇAR E INTEGRAR... (15 outubro 2015-...)

 

Estamos dispost@s a iniciar este processo? Teresa de Jesus, Enrique de Ossó, a família teresiana e o mundo, nos esperam...

Ávila, 24 fevereiro 2013