Encontro de Escolas Católicas em Fátima

encontroEscolas Católicas que aprendem

No dia 5 de Outubro, um grupo de professores dos Colégios Teresianos de Portugal participaram no Encontro de Escolas Católicas, em Fátima, subordinado ao tema «O Projeto Educativo da Escola Católica».

Este encontro, promovido pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã, teve como orientador Alfredo Hernando, psicólogo e redator-chefe da revista «Educadores» e membro do Departamento de Inovação Pedagógica de Escolas Católicas, em Espanha, que manteve ao longo do dia um nível sempre elevado de interesse e motivação em todos os participantes.

Com uma plateia numerosa, formada por representantes de cerca de cinquenta escolas católicas de todo o país, Alfredo Hernando conseguiu utilizar dinâmicas de trabalho interessantes e pertinentes sobre liderança e organização educativa das escolas contemporâneas. Neste contexto de «escolas católicas que aprendem», os presentes aprenderam:

• o que fazem bem as instituições e entidades que estão a crescer e a melhorar;

• o que se está a passar com a educação na Europa e o que devemos fazer para melhorar as escolas;

• que o Projeto Educativo é uma ferramenta para aprender e crescer juntos.

A aprendizagem é um fator primordial para todo o percurso educativo e, por isso, a escola católica deve ter e tem um papel preponderante na sociedade que aprende e se forma de modo integral.

Os presentes tiveram, ainda, a honra de escutar D. António Baltasar Marcelino, bispo emérito de Aveiro, na abertura e na conclusão dos trabalhos.

Houve, ainda, momentos de convívio, salientando-se o almoço na Casa das Teresianas, em Fátima, onde se juntaram os professores dos colégios de Braga, Elvas e Santo Tirso.